sexta-feira, 18 de junho de 2010

Identidade visual aplicada a um projeto social

Paulo Jeyson Barros Paiva - djpjeyson@yahoo.com.br
Artes Visuais - Hab. em Design Gráfico - Universidade Federal de Pelotas

Mariana San Martin Garcia - marih_g@yahoo.com.br
Artes Visuais - Hab. em Design Gráfico - Universidade Federal de Pelotas

Orientadora: Prof. Dra. Rosemar Gomes Lemos - rosemar.lemos@ufpel.edu.br
Instituto de Física e Matemática - Universidade Federal de Pelotas

Publicado em: XVIII Feira de Iniciação Científica. Porto Alegre : UFRGS, 2009.

Alunos do curso de Artes Visuais bacharelado em Design Gráfico, a partir da realização de atividades extensionistas da Universidade Federal de Pelotas, relacionado à lei 10.639/03, propuseram a identidade visual de um projeto interdisciplinar que ocorre na Escola Estadual de Ensino Médio Areal, desde 2003, denominado - De mãos dadas com nossas raízes e nossos irmãos. As atividades efetivaram-se durante a semana de consciência negra ocorrida em novembro de 2008. Foi solicitado aos extensionistas, pela equipe diretiva e professores da escola responsáveis pelo evento, a criação de uma logomarca para confecção de brindes, um certificado personalizado para palestrantes e participantes da organização do projeto e um cartaz de divulgação para um concurso de beleza organizado dentro do projeto. Foi feita uma investigação em relação à identidade visual e a todas atividades desenvolvidas pelo projeto desde seu primeiro ano além da forma como era concretizado o principal objetivo do mesmo. Após constatar que a identidade visual vigente do projeto era frágil, pois não tinha uma seqüência de idéias e, usando como referência o material coletado durante o briefing e os estudos de fundamentos da linguagem visual, criou-se uma nova solução. As cores foram mantidas por representarem a consciência negra e os mascotes, personagens criados primeiramente como marca do projeto, por serem a única parte consistente da identidade visual anterior. Essa atividade de extensão foi importante para os alunos, pois, com a criação da identidade visual do projeto, estes puderam desenvolver conteúdos aprendidos durante os dois primeiros semestres do curso, constituindo-se em experiências reais nessa área e proporcionando contato com diferentes pessoas e idéias, aumentando assim seu repertório criativo e desenvolvendo ainda mais a competência para a produção de futuros trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário