sexta-feira, 18 de junho de 2010

Universidade no ensino fundamental - graduandos do curso de design gráfico aplicam conhecimento acadêmico em oficinas

Debora Almeida Alves
Artes Visuais - Hab. em Design Gráfico - Universidade Federal de Pelotas

Alan Miguel dos Santos Gonçalves
Artes Visuais - Hab. em Design Gráfico - Universidade Federal de Pelotas

Orientadora: Prof. Dra. Rosemar Gomes Lemos - rosemar.lemos@ufpel.edu.br
Instituto de Física e Matemática - Universidade Federal de Pelotas

Publicado em: XVIII Feira de Iniciação Científica. Porto Alegre : UFRGS, 2009.

Na atualidade muito se tem questionado sobre qual a melhor maneira de aplicar determinados saberes obtidos no Ensino Superior em uma sala de aula de Educação Básica. Este estudo visa demonstrar de que forma algumas noções aprendidas no curso superior de Artes Visuais - habilitação Design Gráfico da Universidade Federal de Pelotas foram utilizadas para ministrar oficinas destinadas a alunos de primeira à quarta série do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Areal (E.E.E.M.A.), em Pelotas, Rio Grande do Sul, no mês de novembro de 2008. As atividades faziam parte do projeto “De Mãos Dadas Com Nossas Raízes e Nossos Irmãos” cujo objetivo era ressaltar a importância da consciência negra. Em cada sala de aula, dois estudantes universitários ficaram responsabilizados por desenvolver uma atividade didática que deveria respeitar os princípios do projeto, agregar informações e divertir os alunos. Para a elaboração das oficinas foram utilizadas práticas sustentáveis estudadas na disciplina de Estudo de Materiais e Técnicas, no primeiro semestre do curso de Artes Visuais, ministrada pela Profª Drª Maria de Lourdes Valente Reyes e práticas cujo conhecimento foi adquirido na disciplina de Fundamentos da Linguagem Visual ministrada pela Professora Raquel Schwonke, agregadas a valores de respeito e igualdade social. Portanto, deduz-se que o conhecimento construído no ensino superior na área do bacharelado em artes visuais pode ser aplicado às séries iniciais, considerados: o raciocínio, a agilidade, a percepção das crianças e o contexto social durante o planejamento das atividades ainda que não haja formação pedagógica.

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