quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Stencil com Símbolos Africanos

Nome da Oficina:
Stencil com Símbolos Africanos

Proponente(s):
Paulo Jeyson e Débora Alves

Público-alvo:
Estudantes de Ensino Médio

Objetivos:
A oficina tem como objetivo principal:
  • Conhecer símbolos da cultura africana utilizados em roupas e pinturas corporais
  • Conhecer a técnica do Stencil, segmento de arte urbana que se utiliza de moldes vazados para aplicar imagens aos mais diversos tipos de superfícies.
  • Dar noções sobre composição e teoria das cores

Metodologia:
Em um primeiro momento os oficineiros devem apresentar, com o auxílio de imagens, um pouco sobre a diversa cultura africana, falando sobre suas tribos e seus mais marcantes símbolos (Amplamente usados em tecidos). Em seguida, o Stencil é conceituado e descrito como um segmento de arte urbana, conta-se um pouco de sua história, suas aplicações e seus artistas mais marcantes.

Após a parte teórica, os alunos são ensinados sobre a técnica do Stencil, são apresentados os materiais necessários (Figura 2) e propõem-se que eles criem negativos dos símbolos africanos através da técnica ensinada (Figura 3). Depois de feito o negativo, cada aluno aplica o seu Stencil em um painel que deverá ser exposto ao final da oficina.

*Os alunos que quiserem podem levar outros suportes (camisetas, cartonas, etc) para aplicar seu trabalho.

Figura 1 - Exemplos de simbolos africanosFigura 2 - Suporte para por as tintas
Figura 3 - Matriz do StencilAplicação do Stencil
Stencil pronto

Fundamentação Teórica:
O Stencil é um desenho ou ilustração que representa um número, letra, símbolo tipográfico ou qualquer outra forma ou imagem figurativa ou abstrata, que possa ser delineada por corte ou perfuração em papel, papelão, metal ou outros materiais. O stencil obtido é usado para imprimir imagens sobre inúmeras superfícies, do cimento ao tecido de uma roupa. É também uma forma muito popular de grafite. De aplicação rápida e simples, seu uso reduz o risco implícito na execução de inscrições em locais não permitidos (...).
WIKIPÉDIA, A ENCICLOPÉDIA LIVRE. Estêncil. Disponivel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%AAncil Acesso em: 24 julho 2010.

Recursos Materiais:
ItemProdutoUnidadeQuantidade
1Acetato A3Un15
2Folha A4 75 g/m²Un30
3EstileteUn15
4Rolinho MédioUn5
5Fita crepeUn1
6Tempera grande (vermelho, verde, amarelo, preto e branco)Pote5
7Papel Paraná Un2
8Bandeja para tintaUn5

Recursos Humanos:
2 Oficineiros e uma turma de 30 alunos

Tempo Necessário para seu desenvolvimento:
4 horas

Avaliação:
A avaliação se dará através do resultado final coletivo, exposto em um painel, e de um debate, no qual cada aluno será convidado a falar sobre o que achou da oficina, quais eram suas expectativas e o que aprendeu.

Referências Bibliográficas:
STENCIL BRASIL. 1º Portal de Stencil Art Brasileiro. Disponível em: http://www.stencilbrasil.com.br/home.htm Acesso em: 20 setembro 2009.

ALTO CONTRASTE. Stencil Art de qualidade! Disponível em: http://mtv.uol.com.br/chivitz/blog/alto-contraste-%E2%80%93-stencil-art-de-qualidade Acesso em: 01 outubro 2009.

STENCIL ART. História. Disponível em: http://stencil-art.blogspot.com/2008/01/histria.html Acessado em 02 outubro 2009.

PORTAL SÃO FRANCISCO. Cultura Africana. Disponível em: Acesso em 03 outubro 2009.

WIKIPÉDIA, A ENCICLOPÉDIA LIVRE. Estêncil. Disponivel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%AAncil Acesso em: 24 julho 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário