quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Máscaras Africanas

Nome da Oficina:
Máscaras Africanas

Proponente(s):
Paulo Jeyson Barros Paiva e Profª. Ana Paula

Público-alvo:
Fundamental (Séries Finais) e Ensino Médio

Objetivos:
A oficina tem como objetivo principal:
  • Inserir o estudante no contexto histórico das contribuições africanas e indígenas para os demais povos.
  • Relacionar as práticas de nossos antepassados com as atuais.
  • Ofertar um novo olhar para as relações multiétnicas, desprovidas de preconceito e valorando principalmente as habilidades, a moral e as virtudes de cada cidadão .

Metodologia:
A metodologia de trabalho e a faixa etária adequada para realização da Oficina foi estabelecida a partir dos fundamentos estabelecidos por Piaget. Eis algumas considerações importantes.

A Oficina de máscaras africanas deve seguir as etapas descritas a seguir:
  1. Abordagem do tema “As contribuições culturais do negro e sua participação na sociedade atual”.
  2. Mostra de imagens de máscaras africanas como referencial do trabalho. 
  3. Proposta de confecção de Máscara de Gaze Gessada a partir do rosto do estudante.
Confecção das Máscaras:
  1. Passe vaselina no rosto com algodão.
  2. Corte a gaze em tiras e molhe levemente na água, aplicando sobre o rosto. Tenha cuidado para não tapar o nariz (Figura 1). Feche bem a máscara embaixo do queixo, para que fique firme.
  3. Deixe secar, no rosto por 8 a 10 minutos (use secador de cabelo se quiser acelerar o processo).
  4. Retire e deixe secar mais 05 minutos.
  5. Com a máscara bem seca, corte suas rebarbas e pinte com tinta guache (Figura 2). Deixe que se solte sua imaginação!

De Oficina Máscaras Africanas (CIEP Pestano)
Figura 1 - Base de gaze gessada no rosto do participante


De Oficina Máscaras Africanas (CIEP Pestano)
Figura 2 - Máscaras confeccionadas pelos participantes da oficina


Fundamentação Teórica:
Segundo Piaget (1972), à partir dos 12 anos a representação permite a abstração total. A criança não se limita mais a representação imediata nem somente às relações previamente existentes, mas é capaz de pensar em todas as relações possíveis logicamente buscando soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade. O raciocínio está desenvolvido de forma a absorver e filtrar opiniões. Aptos a questionar e raciocinar a todo o tipo de problemas, neste momento, através de uma ação extensionista, introjetamos os conteúdos relacionados a valorização étnica e suas contribuições para a sociedade.

Através de uma breve explanação falamos sobre as principais funções de uma máscara, que são (conforme WIKIPÉDIA, A ENCICLOPÉDIA LIVRE. Máscara. Disponivel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1scara - Acesso em: 04 agosto 2010.):

  • Símbolo de identificação
  • Esconder a sua identidade
  • Transfiguração
  • Representação de espíritos da natureza, deuses, antepassados, seres sobrenaturais ou rosto de animais
  • Participação em rituais (muitas vezes presente, porém sem utilização prática)
  • Interação com dança ou movimento
  • Fundamental nas religiões animalistas
  • Mero adereço

Recursos Materiais:
O material alternativo escolhido (gaze gessada), no lugar de cascas de árvores nativas da África, ou até mesmo madeiras, foi utilizado para facilitar o manejo e acabamento da peça artesanal.  

ItemProdutoUnidadeQuantidade
1Gaze Gessada Rolos15
2Tinta Guache (vermelho, amarelo, preto, branco e verde)Pote 250 ml (cada cor)5
3Vaselina Liquida Frasco 100ml2
4Tesoura Un3
5Pincel nº 8 Un15
6Algodão Pct 25mg1


Recursos Humanos: 
3 Oficineiros e uma turma de 30 alunos

Tempo Necessário para seu desenvolvimento:
4 horas

Avaliação:
Será feita mediante a verificação do trabalho artístico na confecção das máscaras e descrição escrita do trabalho executado.

Referências Bibliográficas:
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